sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Lendas do Brasil: Capelobo


- A lenda do Capelobo

O Capelobo (também chamado cupelobo) é uma lenda muito popular no Maranhão e também na região dos Rios do Pará. 

O nome provavelmente seja de origem indígena, e significa "lobo torto". A lenda diz que quando um índio fica muito velho, ao invés de morrer ganham uma nova vida na forma de um Capelobo.

Tendo uma descrição muito variada, a criatura é retratada em algumas regiões como uma criatura humanoide com um corpo peludo e com um focinho de tamanduá. Já em outras regiões, ele é descrito como uma anta, porém com características mais distintas, é maior que uma anta comum, é mais rápido, possuindo um focinho mais parecido com o de um cão ou porco, e cabelos longos.

O Capelobo costuma rondar as casas e acampamentos na floresta a noite, sendo notado pelos gritos assustadores que produz. Esses gritos, que no meio da mata se multiplicam em todas as direções, desnorteiam os caçadores e mateiros que assim vagam perdidos, chegando, às vezes, a enlouquecer.

Ele se alimenta de filhotes de cães e gatos, e também de humanos. Diz-se que ele abraçava os humanos que encontra, fura seus crânios e suga seu cérebro introduzindo o focinho no orifício (semelhante a um tamanduá em um cupinzeiro), e também se conta que ele bebe o sangue de suas vítimas.

Segundo algumas culturas, o Capelobo só pode ser morto de atingido por uma flecha ou algum outro ferimento no umbigo.

Ilustração 1: por Jay Beard para a história "A Batalha Temerária Contra o Capelobo" - Livro que narra uma batalha entre dois homens e a temida criatura, dentro da selva brasileira no século 16.

Ilustração 2 e 3: por Paulo Ítalo para a série "A Bandeira do Elefante e da Arara".

- Capelobo - Lendas do Brasil 
Por: Wagner Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário